top of page

Sobre

A pesquisa “ SAÚDE MENTAL E O CONTEXTO ESCOLAR: PERCEPÇÕES DE UM ESTUDO DE CASO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL” foi desenvolvida considerando a importância que o tema saúde mental no ambiente acadêmico têm adquirido para a comunidade científica. Aliado ao desejo da pesquisadora e a importante incidência de adoecimento mental na adolescência, a pesquisa propôs investigar a saúde mental e as possíveis relações com o contexto escolar de estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI).

A pesquisa teve como objetivo geral investigar os possíveis fatores de sofrimento/adoecimento mental de estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio na Educação Profissional e Tecnológica a fim de auxiliá-los no enfrentamento dessas dificuldades.

Já os objetivos específicos constituíram-se em :

  • Investigar quais características ou atividades da EPT, nos cursos técnicos integrados, são possíveis fatores de sofrimento/adoecimento mental dos discentes desses cursos;

  • Avaliar a percepção dos estudantes sobre a relação entre contexto escolar e sofrimento/adoecimento.

  • Apresentar sugestões para o enfrentamento das dificuldades em relação à saúde mental dos estudantes.

  • Elaborar um produto educacional a partir das reflexões sobre os resultados da pesquisa e as responsabilidades da instituição escolar frente à saúde mental dos estudantes.

A pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Instituto Federal Farroupilha sob o número de registro Caae 08918419.3.0000.5574. Somente após esta aprovação foi realizada a coleta dos dados em sala de aula.

 

Participaram da pesquisa 87 estudantes do terceiro ano do ensino médio integrado da educação profissional e tecnológica dos cursos Técnicos em Administração, em Agropecuária e em Manutenção e Suporte em Informática do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul.

A escolha pelos terceiros anos dos cursos do ensino médio integrado justificou-se pela possibilidade de avaliar as experiências dos estudantes ao longo de todo um ciclo, desde o ingresso na instituição até a etapa final do curso. Período de três anos em que os estudantes se deparam com grandes desafios, responsabilidades e inseguranças, que podem constituir-se como fatores de risco à sua saúde mental.

Os estudantes participaram voluntariamente e devidamente autorizados, quando menores de idade. Os participantes responderam a um questionário composto de 35 perguntas que, após a análise, têm seus principais resultados apresentados neste site.

Objetivos da Pesquisa

Participantes

Aspectos Éticos

bottom of page